Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2019: Novas Regras

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2019: Novas Regras
Rate this post

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2019 e como fazer a fim de obte-lô?.O Governo Federal administra o Seguro Desemprego que, ao longo do tempo, desde sua criação, passou por algumas alterações que o trabalhador está aos poucos se informando melhor sobre as novas regras. Nesse post vamos falar sobre Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2019, quais são as regras e como fazer até adquirílo.

Novas regras alteraram o benefício do Seguro Desemprego.

O Seguro Desemprego 2019 é um benefício que nenhum trabalhador gostaria de ter de solicitar, pois ele representa diretamente a demissão, principalmente nos tempos em que vivemos, com o aumento da busca por vagas de emprego. Mas essa é uma realidade que o empregado precisa lidar e, principalmente com o máximo de equilíbrio possível a fim de reverter a situação de desempregado a empregado o mais rápido possível.

A proposta do Seguro Desemprego é oferecer ao cidadão, o mínimo de recurso de modo que, durante um período, enquanto tenta nova recolocação, não fique totalmente sem nenhum recurso financeiro.

O que é Seguro Desemprego?

Seguro Desemprego é na verdade um auxílio que o Governo Federal disponibiliza ao trabalhador conforme as regras atuais vigentes e poderá ver o valor desse benefício, quer dizer; trata-se de um benefício temporário que é pago mensalmente, de acordo com o tempo de trabalho desde a contratação até a data da demissão, com o cálculo do valor da parcela tendo como base o salário que o empregado recebia.

Lembrando que se deseja ter direito ao Seguro Desemprego 2019, o trabalhador precisa ter atuado na modalidade de emprego formal, com Carteira de Trabalho, CTPS, assinada.

É compreensivo que o trabalhador fique preocupado e triste com a notícia da demissão, porém é hora de levantar a cabeça, renovar o ânimo e seguir em frente em busca de novas oportunidades enquanto recebe o Seguro Desemprego 2019.

Atendimento Seguro Desemprego 2019 e novas regras.

O atendimento presencial a fim de dar entrada no benefício é agendado antes no site.

Para ter direito ao Seguro Desemprego, segundo as novas regras é preciso atender as seguintes exigências:

– Dispensa do trabalho sem justa causa.

– Não estar recebendo outro benefício da Previdência Social.

– Trabalhadores sem renda própria.

– Trabalhadores domésticos dispensados sem justa causa.

– Pescadores artesanais (durante o período de defeso).

– Trabalhadores que foram resgatados de condições semelhantes à escravidão.

– Trabalhadores com tempo mínimo de carteira assinada necessário ao pedido.

– Não ser sócio ou ter participação nos lucros da empresa que trabalhava.

– Ter intervalo de 16 meses entre a solicitação de um seguro desemprego e outro.

– Trabalhador rural, precisa ter tido 15 meses trabalhados com carteira assinada nos últimos 2 anos.